De acordo com a enciclopédia colaborativa Wikipédia, a palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Customização significa transformar a informação entrante numa informação que seja adequada às necessidades de um indivíduo num determinado instante. Assim, a customização da informação ocorre imediatamente antes do uso.
Ou seja, customizar seu conteúdo nada mais é, através de planejamento e estratégias, do que conseguir dar nova vida à uma informação e adequá-la de acordo com o público. E é isso que acontece com os blogs, revistas online, e-books. Para ter produção de conteúdo online não basta ter informação, mas também saber transmiti-la.
1. Planejamento e organização
O primeiro passo para a produção de conteúdo digital é ter organização. Deve existir um plano de como esse conteúdo será divulgado. Afinal, o valor de um post ou artigo é medido através da sua relevância, diversidade e, principalmente, do feedback do público. O @blogandocomarte publicou, no final do ano passado, um post essencial sobre estratégia de conteúdo para blogs mostrando a importância de ter estratégias sólidas que definem as metas e as formas de atingi-las.
Outro post bastante interessante sobre o assunto é da @blogcontent, Como criar um blog profissional? 10 passos para transformar sua ideia em projeto, que mostra como organizar sua ideia e transformá-la em um plano de negócios.
2. Relacionamento
Existe um motivo para blogs de entretenimento serem os mais procurados: eles estabelecem um clima de intimidade com o público e trazem diversão. É necessário criar esses vínculos de relacionamento, pois assim o leitor inevitavelmente irá responder as questões e terá interação com o conteúdo. A informação deixa de ser crua e passa a ter um significado.
3. Linguagem
É de extrema importância saber o público para se adequar à linguagem dele. Os elos são criados através da comunicação, e esta não pode ter ruídos. Ou seja, é necessário estabelecer um contato com o público-alvo, entender as necessidades e principalmente as formas de interação. Depois disso detectado, é fácil estabelecer padrões de falas, de preferência de forma bem humorada, inteligente e com foco. O leitor deve sentir-se à vontade lendo, e não por obrigação. O leitor deve se identificar, relacionar e encontrar experiências emocionais com o conteúdo.
4. Conteúdo
O que faz uma informação ser diferenciada é a forma que ela é contada. Ou seja, criatividade é a alma da produção de conteúdo. Não basta ter conhecimento, mas este deve ser transmitido e bem recebido. Portanto, tenha um olhar novo para a mesma ideia e busque um conteúdo mais relevante do que atual, que assim terá valor permanente.
Esses são alguns padrões que estabeleci na minha própria produção de conteúdo e experiência com os blogs que trabalho. E você? Como fará o seu diferencial?
Fonte: Mídia8
Fonte: Mídia8
0 comentários:
Postar um comentário