A gentileza do E-mail Marketing


Voltei para falar mais um pouco sobre planejamento em mídias digitais. Mas nesse texto gostaria de deixar o foco para o E-mail marketing, uma “arma” da comunicação tão poderosa que pode ser considerada uma benção e uma maldição. Pois é, e o fato que nos deixa pensar nisso é simples, hoje em dia existem muitos Spams e os dois são muito parecidos em seu conceito, a linha que difere um do outro é muito tênue, tão tênue que para se ter uma idéia os muitos marketeiros e publicitários desconhecem.
Não quero aqui ficar colocando conceitos de e-mail marketing e principalmente diferenciando-o de Spam, mas uma coisa vocês precisam saber, a diferença básica entre eles é a seguinte, o e-mail marketing pede autorização, ou como eu gosto de dizer, é um cavalheiro que bate a porta, já o spam é um sem educação que chega chutando a porta para entrar, ou seja não pede autorização.
Você com certeza já viu isso, sabe aqueles sites que lhe oferecem local para cadastrar seu e-mail para receber informações? Então ele quer praticar o verdadeiro e-mail marketing. Outra diferença entre eles é o fato de lhe dar a opção de não receber mais os e-mails marketing e mais do que isso respeitar essa decisão sua, mais uma característica do e-mail marketing verdadeiro, como disse um cavalheiro.
Creio que uma coisa esse texto já lhe valeu, você comunicador digital não vai praticar spam certo? Não coloque sua credibilidade digital em cheque, ela vale muito. Mas também não saia por ai enviando e-mails a torta direita, pense em alguns pontos para seu e-mail:
  • Qual mensagem enviar?
  • Essa mensagem vai completa ou apenas parte?
  • Se enviar apenas parte, onde ele vai ver o restante?
  • Qual vantagem o internauta vai ter?
Olhando assim até parece simples, mas não é. Mas além desses pontos você precisa pensar também em:
  • Qual período mandar os e-mails (e cumpri-lo)
  • Qual assunto colocar no e-mail.
  • Todos os contatos vão receber, o assunto interessa a todos?
Amigos, eu já ouvi muita gente falando que o e-mail está caído em desuso. Sabe, não vou discordar disso, é preciso ser realista hoje passamos a maior parte do tempo nas redes sócias, porém o e-mail AINDA é muito utilizado principalmente no meio comercial. Pense nele com carinho, planeje seus e-mails marketing, faça analises após o envio, quantos foram abertos, quantas pessoas clicaram nos links, em quais links e por ai vai.
Mas nunca se esqueçam de respeitar primeiramente o internauta, peça permissão, deixe para ele a opção de não receber mais e não mande mais se ele não quiser. Planeje com “carinho” seu e-mail marketing, pense no layout (assim como no site ele precisa ser atraente e de fácil leitura), sempre cogite linkar suas redes sociais (hoje em dia elas são de extrema importância estar nelas).
Espero poder ter ajudado, um pouco a melhorar sua comunicação por e-mail ou pelo menos lhe fazer pensar em começar a utilizar. Eu particularmente utilizo bastante o e-mail marketing em minhas estratégias e tenho visto bastante resultado, dentro do previsto. Agora é com você.
Cuide e faça seu melhor, mas não chute a porta, antes bata e peça para entrar.

0 comentários: