Site, portal, hotsite, minisite qual a diferença??

Por Camila Panassolo

Vivemos a Era Digital, você já percebeu isso? Não precisamos mais estar parados num cômodo para ouvir o que diz o rádio ou para ver a televisão. Não precisamos mais aguardar o dia seguinte e comprar a edição impressa do jornal para saber as notícias do dia, o correio já não envia mais cartas daquele parente distante que escrevia mensalmente.

Os tempos mudaram e nós absorvemos essa mudança sem nos darmos conta. Quando vimos tudo aconteceu, já nos vimos imersos nessa Revolução Digital e nos percebemos incapazes de viver sem tais tecnologias.

Quem nunca ficou em pânico só de pensar que esqueceu o celular em casa? Quem já se deu conta de como é complicado deixar de acessar a caixa de mail por apenas um dia, no dia seguinte é aquela enxurrada de mensagens pra deletar e também alguma mensagem que necessitava de atenção justamente no dia que você não leu seus mails.

 É assim na nossa vida particular e também na vida corporativa. As empresas, as instituições já não se delimitam apenas ao espaço físico e ao espaço geográfico em que se encontram e em que almejam estar. As empresas não se dedicam apenas a conquistar o cliente que bate à sua porta. 

Hoje o mundo corporativo está em qualquer lugar. Hoje, onde quer que o indivíduo vá também vai com ele uma empresa, uma marca, um conceito. É porque vivemos uma era de conexão e interação digital constante que isso se torna possível. 

Podemos viajar o mundo e, ao mesmo tempo, continuarmos conectados em rede através dos aparelhos celulares, dos computadores, dos tablets e continuarmos constantemente atualizados de tudo o que está acontecendo no planeta. Podemos estar do outro lado do mundo e termos acesso a mercearia da esquina da rua da nossa casa, por exemplo.

Essa atitude corporativa de estar constantemente conectada ao seu público só se tornou possível após a grande invenção chamada internet. A partir dela o mundo conectou-se, as barreiras quebraram e as fronteiras são menores.

Hoje para se manter conectado com o mundo basta termos acesso à internet. Então, se estamos constantemente conectados à internet, como as empresas fazem isso? Ora, simples, conectando-se também.

Todos nós acessamos diariamente inúmeros sites, portais para buscar o mais diverso tipo de informação: entretenimento, notícia, música. E é assim que toda empresa que quer conectar-se com o seu público faz: cria o seu espaço, seu canto, sua casa virtual, seu site.

Porém, embora definimos como site toda página que acessamos na internet, existem diferenças entre site, portal, blog. Cada nome tem uma função na web e oferece conteúdo diferenciado.

Site:
O site é um espaço onde a corporação agrupa todo o tipo de informação que lhe diz respeito. Na verdade, nada mais é do que um arquivo online. No site a empresa apresenta sua missão, sua visão, seu conceito, sua marca, seus objetivos, seus serviços prestados, seus contatos. 

É através do site que uma empresa abre suas portas para seus clientes online. O site é um cartão de visitas.
Vejamos por exemplo, vejamos o site da empresa de lingerie de Guaporé no RS, Elegance (http://www.elegance.com.br/)
           
Este site apresenta toda as informações que o indivíduo precisa para conhecer a empresa. Veja o menu: Empresa, Posicionamento, Produtos, Franquias, Contato, Blog, Imprensa, onde comprar os produtos...

Se você não mora em Guaporé, com certeza acessando o site vai poder encontrar os produtos da Elegance em algum outro lugar do Brasil.

Portal
O portal já algo mais abrangente. Muita gente diz que o portal é um site dobrado, um site gigante, mas, não é. O objetivo do portal é diferente do objetivo do site.


No portal, o que se quer é interação, participação, conteúdo para diversos públicos.
Um exemplo de portal é o Terra (http://www.terra.com.br/portal/)

Nele, qualquer pessoa vai encontrar algum assunto de interesse pois, o portal se destina à informação nos mais variados assuntos, é a informação vertical.

Por exemplo, se você tem interesses por notícias, vai acessar o menu e ver que pode ir direto ao campo de interesse: notícias nacionais ou notícias internacionais ou notícias de ciência.

O portal diferente do site tem o objetivo de fornecer conteúdos específicos para cada tipo de público com foco na interação desse público através de fóruns, enquetes, chats.

Hotsites
O Hotsite é apenas uma capa. Uma página sem navegação que o indivíduo acessa para obter informações rápidas sobre um determinado assunto. O hotsite é utilizado em divulgação de eventos, tem curta duração pois vai durar até o evento acontecer depois, fica obsoleto.


O hotsite do Festipizza de Serafina Corrêa é um exemplo disso. (http://www.festipizza.com.br/)

Nele é possível obter todas as informações do evento, data, horário, local, cardápio, patrocinadores como um convite. Aliás, esqueceu o convite em casa, ou o correio não entregou, tem o hotsite pra te ajudar.

Minisite
O minisite é um site dentro do site que tem por objetivo informar sobre determinado produto ou sobre determinado assunto.

Um exemplo de minisite é o Real State (http://www.realstate.com) Veja a figura:



   
No destaque em vermelho vemos alguns links: Search Homes, Foreclosures, Rentals, Home Prices. Esses links levam você direto ao ministe onde contém todas as informações necessárias sobre o assunto do menu.

Veja, por exemplo, o mini site do menu Rentals (aluguéis)

Este mini site me levou direto à toda a informação necessária para alugar uma casa nos EUA. 

Claro que, para uma empresa estar na internet não basta apenas ter o seu site, ou portal, ou hotsite ou minisite. Existem muitas outras ferramentas que devem ser utilizadas para que um produto, uma marca ou uma corporação se destaque no meio online e, mais que isso, fale a mesma linguagem que o seu público. São os casos do layout, do conceito, do posicionamento, enfim... uma gama de ferramentas básicas e indispensáveis para qualquer um que quiser estar presente efetivamente na internet.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Light bulk wholesale directory is a solid example of a good web directory. Assist many middlemen use this same technique to sell products to you ultimately cutting your profits. Think of any product that you'll have in your home right now.The canvas fabric easily wipes neat and the tweed fabric is a really sweet touch. It's got a clever locking liquid container for a healthy area of soup and two other containers for dry goods. The round containers are not ideal for snacks but can hold anything from pasta, Stirfries, Oat meal, Chili and also.As well as, natural homemade remediesAll of the major retailers and shops have bags that are personal for their specific store[url=http://www.dvdlifetime.com/bones-seasons-17-dvd-p-568.html]Bones dvd[/url] The recycleable bags will be firstcome, Firstserve at orifice on April 18th. Alhough they have been promoted as a gift with purchase, Target hasn't set a minimum purchase amount that will snag a free bag. The reusable bags are made from plastic bottles, And have both the iconic Target bullseye and the ReduceReuseRecycle logo,Us I do diff things for the older kids, I get them pencils pens stuff they can use for school some toys candy, Playing cash, I even give to them diff bags. Kids like with thrust me. Yeah I don't like the thought of not giving a goody bag to the older kids.My childcare professional, Gina, Started dieters with me over a year ago and has lost about 50 pounds. I am so satisfied with her, And all year round, I've been keeping her motivated by giving her all of my old clothes, She moved from a size 24 to a size 16, And I just keep handing over any scenario that will fit her. She has literally not had to shop for ANY clothing since she started employed by me! It is so much fun to see her put on in which used to fit me and watch as she continues to make progress.Depending on wisconsin department of natural resources