Capital social: será que você tem um?

Nunca o network foi tão importante e, atualmente, está muito além das famosas rodas de conhecimento pessoal. O meio social no qual o indivíduo está inserido - ou tentando se inserir - tem um forte componente hoje chamado redes sociais.
Apenas para não confundirmos as coisas, as redes sociais são apenas ferramentas de uma estrutura maior chamada de mídias sociais que, por sua vez, são uma parte do chamado marketing digital. Mas compreendê-las é fundamental. E se você pensa em fazer carreira nessa área é bom começar a entender, além disso, que a sua reputação online faz parte dessa brincadeira.
Nesse contexto surge o capital social. Segundo Cláudio Torres, autor do livro A bíblia do marketing digital, "o valor das mídias socias está na visibilidade criada pelo relacionamento,  e a este conjunto de relacionamentos duradouros que produzem visibilidade constante chama-se: capital social". E é aí que temos a importância de um outro componente chamado "reputação digital".
Portanto, aí vai um conselho: não tente comprar seguidores, nem amigos virtuais, pois eles podem até fazer você parecer influente, mas só parecer... Não seja ingênuo acreditando em milagres. Ah, ainda há uma observação muito importante, feita por ninguém menos que Martha Gabriel: "muito mais importante que a audiência é a atenção e, essa daí, não é vendida" (pelo menos não tão fácil assim).
Quando conquista-se a atenção do leitor acontece um fenômeno chamado de "engajamento", que no tempo dos nossos avós era chamado de propaganda boca-a-boca. Isso faz com que seu nome chegue mais longe, mas para ser eficaz tem de ser constante, ou seja, não adianta aparecer hoje e depois só daqui há um ano.
Tão importante quanto conquistar esse capital é saber mantê-lo. E isso dá trabalho. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:
  • Bom senso é fundamental;
  • Lembre-se de uma regra valiosa: "a palavra é prata e o silêncio é ouro". Portanto, se não souber sobre o que falar, não fale. Estude e aprenda para só depois compartilhar o conhecimento que adquiriu;
  • Escolha bem com quem você vai aprender, quem vai seguir, quem vai adicionar, de quem vai compartilhar as informações. Muitas pessoas olham a lista de amigos e seguidores na análise de perfil social;
  • Mais do que conteúdo, as pessoas estão em busca de bons filtros, também chamado de curadoria de conteúdo. Isso é o princípio da Teoria da Economia da Atenção, de Davenport;
  • Não seja inconveniente implorando pela atenção e audiência de outros. Se souber administrar o conteúdo que gera ou compartilha, o retorno virá, sem que precise pedir;
  • Embora pareça, você não está em casa, por isso se lembre sempre que todos estão te olhando e não faça nada que seja segredo, ou que possa te envergonhar
  • Na internet tudo é escrito a caneta e não existe corretivo, portanto se errou não tente esconder. Pelo contrário: assuma seu erro e retrate-se;
  • Sempre reconheça a autoria do que divulgar. A maior gafe no mundo digital é apropriar-se de um conteúdo;
  • Não minta fingindo ser quem não é. Com o tempo, as máscaras caem e assim como sua audiência veio, ela irá embora;
  • Monitore-se e trace metas. Onde você quer chegar? Qual nicho quer atingir?;
  • Dedique-se, mas não abra mão do network presencial. Sempre que possível, marque um happy hour, pois o contato olho no olho ainda é muito valorizado;
  • E a principal de todas: não tenha pressa. Uma rede de relacionamentos não se constrói do dia para a noite, então por que um bem tão importante quanto o capital social seria?
  • Fonte: Mídia8

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