A diferença entre um profissional medíocre e um profissional excepcional é o autodidatismo. É um pouco mais que esforço: é proatividade pra sempre aprender. Na nossa área sempre em transformação, é algo mais importante ainda. Mas como fazer isso? Hoje, com as tecnologias digitais de produção e compartilhamento basta um pouco de tempo, esforço e uma ou duas línguas a mais. Esse post aqui pretende reunir dicas de fontes de conteúdo pra quem quer se destacar.
Blogs de Pesquisadores, Professores e Profissionais
Aprenda com quem já está na profissão e com confiança pra publicar suas ideias e reflexões. Blogs de pesquisadores, professores e profissionais são ótimas fontes para saber mais sobre os temas de interesse de cada um deles.
- Mapeamento de pesquisadores blogueiros, por Rogério Christofoletti
- Listagens Alltop sobre Advertising, Market Research, Media Law, Social Media, PR, Digital Media, Data Mining
- the Planner Collective
Relatórios e White Papers Corporativos
Algumas empresas, especialmente as especializadas em consultoria ou pesquisa, as grandes e/ou responsáveis buscam desenvolver seus mercados e, por tabela, conseguir mais clientes através da produção de conteúdo como relatórios e white papers.
- Altimeter Group
- ComScore
- Radian6
- Razorfish
- Yahoo Research
- IBM Research
- White Horse
- Forrester Research
Livros e Ebooks
É possível achar milhares de livros e ebooks gratuitos legais ou “ilegais”.
- Library.nu, repositório de livros de todos os tipos tem uma das bases mais impressionantes que conheço
- Veja a listagem de + de 200 livros de comunicação reunidas pelo Mídia8
- Assine o feed da Publiteca, blog espanhol dedicado a compatilhar livros, ebooks e relatórios gratuitos
- Pra aprofundar mais, Bibliografia de Cibercultura, site mantido pelo Alex Primo
Pós-Graduações e Pesquisa em Comunicação no Brasil
Onde grande parte da pesquisa de qualidade é feita no Brasil. Fontes de artigos, livros e referências como nome de pesquisadores e projetos.
- Lista da Capes com os Programas de Pós-Graduação em Comunicação
- Busque na Plataforma Lattes por currículos de professores e pesquisadores
Associações Profissionais / de Setores
Associações do tipo geralmente tem como responsabilidade principal o desenvolvimento de seus mercados. Algumas delas:
- Já falamos aqui no blog sobre a Interactive Advertising Bureau, presente em diversos países.
- Associação Brasileira de Agências Digitais
- Word-of-Mouth Marketing Association
- Associação Brasileira de Pesquisa e sua Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
- European Society for Opinion and Market Research
- Asociación Española de Coolhunting
Congressos e Repositórios de Artigos
Já publicamos aqui um post chamado Material Acadêmico sobre Mídias Sociais. Confira congressos brasileiros de comunicação:
Revistas Acadêmicas
Revistas acadêmicas conceituadas reúnem trabalhos de qualidade sobre diversas áreas. Atenção especial à revistas focadas em sub-áreas.
- O site Periódicos Capes dá acesso a diversos periódicos acadêmicos, de todo o mundo
- Pesquisa (polêmica) sobre os pesquisadores e revistas mais influentes do campo da Comunicação
- Algumas das revistas de comunicação mais conceituadas: Media, Cultura & Society, Diálogos de la Comunicación, New Media & Society, Comunicação, Mídia e Consumo, E-Compós
- O Google Scholar / Acadêmico permite procurar trabalhos de diversas origens e formatos
- Veja o portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação
Aulas e Palestras em Vídeo
Cultura de compartilhament, vídeo e banda larga permitem assistir aulas dos mais diversos cantos do mundo. Vejam algumas abaixo.
- Academic Earth, com disciplinas inteiras de diversas universidades
- Canal da Stanford no YouTube
- Berkman Center for Internet & Society
- Authors@Google e GoogleTechTalks, projetos de palestras do Google
- Simplesmente busque no Google Videos por profissionais ou pesquisadores de seus temas. Exemplo: Danah Boyd, José Carlos Ribeiro, André Lemos, Gilberto Jr, Luli Radfahrer, Judith Donath, Amber Naslund, B. J. Fogg etc.
Cursos e Eventos Gratuitos Online
Cursos e eventos online podem ser realizados em plataformas como Moodle, Ning, Twitcam, Twitchat, Ustream, Zipcast e muitas outras.
- Cursos gratuitos da FGV Online
- O Papos na Rede organizada periodicamente palestras e debates online. Google Groups | Twitter.
- Webinars de empresas como ComScore, Hubspot e RecordedFuture
Siga os passos e dicas de profissionais de suas áreas.
- Lista de planners no Twitter, por Iqbal Mohammed
- Profissionais brasileiros mídias sociais, mapeados por Júlio Valentim
- Mapeamento de pesquisadores twitteiros, pro Rogério Christofoletti
- Busque por experts no Topsy
SlideShare
- Veja mapeamento de mais de 180 perfis brasileiros sobre Comunicação e Marketing
- Aqui no blog uma listinha de 10 apresentações dos perfis brasileiros mais seguidos
- Busque: mídias sociais, comunicação digital, sites de redes sociais, publicidade online etc
Grupos e Comunidade Online
Conversar e debater! Aproveite os grupos
- Grupos no Linkedin, como: Social Media, Marketing Digital, Media Professionals, Monitoramento
- Grupos Ning como Dias Digitais e Clube de Marketing Digital
- Grupos no Facebook como MidiasBlog, Mídias Sociais e Marketing Digital
- Grupos da Abradi e da IAB brasileira
Colaborem com esta lista! Deixem em comentários fontes de conteúdo que não sejam apenas “meu blog tal”. Aqui a ideia é reunir fontes que já reúnem muito conteúdo organizado, como listagens, mapeamentos, repositórios etc.
E não esqueça: o conteúdo online praticamente infinito existe porque pessoas como você produziram conteúdo livre de diversas formas e com diversas motivações. Produza e compartilhe também.
Vamos aprender!
Fonte: BlogMídiasSociais
0 comentários:
Postar um comentário