O poeta Mario Quintana disse certa vez que escrever em um caderno sem pauta é mais ou menos como o trapezista que dispensa a rede de segurança no circo… a folha em branco, assim como o trapézio, pode nos instigar ou assustar.
Muitas empresas olham para as mídias sociais como alguém que olha para uma folha em branco: com esse misto de desejo, curiosidade e temor. Uma espécie de medo do desconhecido, e ao mesmo tempo uma vontade imensa de ver como é. Falam tantas maravilhas das mídias sociais, então o que é que poderia dar errado?
Bem, muita coisa pode dar errado, se não houver planejamento, avaliação, bom senso. Mas, mesmo que não dê errado, pode ser um esforço desperdiçado se não for bem pensado.
Uma pesquisa da Deloitte realizada em 2010 apontou que 83% das empresas encaram as mídias sociais principalmente como uma ferramenta para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços; e 71% acreditam ser, principalmente, uma maneira de monitorar a reputação da marca e o mercado.
O que as empresas não compreenderam ainda é que as mídias sociais são, antes de qualquer coisa, uma poderosa plataforma de relacionamento com clientes e parceiros. Algo assim como um “CRM social”.
Há uma preocupação grande em medir indicadores operacionais – quantos novos fãs no Facebook ou seguidores no Twitter, quantos visitantes no seu site e quanto tempo eles navegam em cada página, quantos comentários no seu blog. Mas será que é isso o que realmente importa quando se pensa em mídias sociais?
Em outras palavras, a sua empresa está realmente pensando em ouvir consumidores, parceiros, investidores, todos os seus públicos? Ou está apenas imaginando que as mídias sociais são uma maneira barata de disseminar informações corporativas? Se tem alguma coisa que pode dar errado, é isso.
É o tal do relacionamento que vai fazer com que essas pessoas todas efetivamente virem embaixadores da sua marca, recomendando-a para amigos (o chamado net promoter score, ou a probabilidade de alguém sugerir a outra pessoa que compre o seu produto ou serviço). E é o que vai fazer realmente diferença na sua presença no mercado e fazer valer o seu investimento em mídias sociais.
Fonte: Blog Mídias Sociais
0 comentários:
Postar um comentário