Mídias Digitais: Case de uma Cia. de Teatro

Olá pessoal,

Desculpem a demora em escrever, estive muito envolvido com uma campanha a qual quero compartilhar com todos nesse estudo.

Quero falar aqui da campanha que realizamos para a Cia de teatro Expressão de Amor aqui de Maringá/PR, creio que muitos talvez não conheçam essa equipe de teatro, por esse motivo vou contar um breve histórico dela: A Cia de teatro Expressão de Amor nasceu em 1995 através de um grupo de adolescentes que tinham um sonho, Expressar o amor de Cristo por meio da arte (em específico, o teatro), muitos podem pensar – “ixi teatro de igreja”, mas essa equipe tem um ponto especial, todos os membros apesar de serem da igreja não são da mesma, o que faz da equipe um grupo de teatro ímpar, inclusive com suas peças recheadas que muitas vezes não falam de Deus e sim tocam em um ponto moral. Mas a particularidade dessa equipe em ter seus membros todos cristãos fez com que ela fosse convidada para participar do Festival de Curitiba 2011, um dos maiores festivais de teatro do Brasil, esse convite foi muito especial visto que foi a primeira equipe de teatro Cristã a participar do festival.

PLANEJAMENTO

Então nesse ponto começou nosso trabalho, como planejar uma comunicação digital que atrairia o publico curitibano ao teatro para ver uma peça de um grupo Cristão? Felizmente, a equipe possui contatos importantes na cidade, o que já garantia um público razoável ao teatro, porém, a cultura “Cristã” não se sente a vontade “pagando” para ver teatro, então nosso alvo estava fora das igrejas curitibanas. Bom, vamos a nossa comunicação:

A equipe possui: perfil no Twitter, perfil no Facebook, 2 perfis no Orkut e canal no Youtube. Além desses perfis decidimos criar também uma conta no Upcoming e buscar contatos com blogueiros, tudo isso para movimentar a apresentação em Curitiba/PR. O primeiro passo foi monitorar na rede aqueles que estavam falando do festival de teatro ou que pelo menos demonstravam certo interesse por teatro na cidade. 

Ao monitorar a rede Twitter, descobrimos o perfil oficial do festival e sua hastag #Fest_curitiba, monitorando essa hastag encontramos pessoas que tinham interesse em assistir uma peça no festival mais estavam em duvida ainda, nesse ponto procurávamos uma abordagem mais direta, ou seja, entravamos para conversar com a pessoa e indicar a peça que a equipe apresentaria no festival, essa abordagem foi simples, porém eficaz, pois em meio a dúvida da pessoa lhe oferecíamos um link (Upcoming) com a sinopse, local de venda, local da peça e fotos da peça, e também oferecíamos outro link (Youtube) com um vídeo dos melhores momentos da peça.

Com essa abordagem via twitter muitas pessoas nos responderam e passaram a indicar também a apresentação, gerando assim um buzz interessante em meio a peça. A utilização do orkut, foi bem mais simples, apenas com mudanças nas frases do perfil e a criação de promoções no aplicativo “promova”. Dentro da rede facebook, planejamos uma ação parecida com o twitter, ou seja, monitoramos a cidade de Curitiba atrás das palavras-chaves envolvendo o festival e teatro, e ainda incentivamos os usuários dessas redes a fazerem uso dos botões “Curtir” e “Compartilhar” para conseguirmos levar ainda mais longe a apresentação.

A cada artigo, matéria ou menção que era feita da equipe no festival utilizávamos o perfil para curtir e compartilhar também, não dependendo apenas de nossos contatos ou da “sorte”. um outro método que utilizamos no facebook foi a criação de um evento informando e convidando para verem a apresentação no festival de Curitiba. Um dado interessante no Evento do Facebook foi que a equipe possuia na época pouco mais de 1000 amigos, e o evento foi compartilhado para mais de 2000 pessoas onde aproximadamente 10% confirmaram presença (sabemos que desses 10% boa parte não iria, mas estavam melhorando nosso buzz).

Em todo momento procuramos linkar todas as redes sociais, fechando assim um circulo onde cada informação poderia ser completada em outra rede, ou ao menos davámos novas oportunidades de contato e relacionamento quanto a duvidas. Porém, a equipe precisava mais do que monitorar as redes sociais e participar das redes sociais, nesse caso partimos para um contato com blogueiros da reigão de Curitiba e também de Maringá, buscando além de mostrar a participação num festival desse porte, atrair um pouco de mídia e dos olhos de um público novo para a equipe.

O resultado desse contato com blogueiros e jornalistas foi que na região de Maringá a equipe esteve presente em praticamente todos os meios de comunicação da cidade, e em Curitiba muitos blogs especializados em teatro estavam falando sobre essa participação, considerada histórica.

COMUNICAÇÃO

Mas um ponto ainda precisava ser revisto, como mencionei acima, a equipe tem contatos na cidade, como iríamos falar com eles? Além dos que nos seguem nas redes sociais e já estavam partilhando das informações fornecidas nelas, utilizamos também o mailling list da equipe que continha no período da campanha 930 contatos cadastrados. Esses cadastros são de pessoas do Brasil todo, o que dispersava nossa comunicação, porém não é feito no cadastro a separação por cidade, então precisávamos arriscar enviar para todos, o que no final das contas foi excelente para a equipe, visto que por ser a primeira equipe cristã a participar do festival tanto o festival quando a equipe ganhou uma nova visibilidade nacional.

Apenas para falar em números, constatamos que o melhor dia de envio para essa campanha era na terça pela tarde ou quarta pela manhã, enviados os 930 e-mails e analisados apenas dois dias após o envio vimos que a taxa de abertura era em média 18% um dado excelente visto que a média de acesso para e-mail marketing é de 10%, 15% considerado muito bom.

RESULTADOS
O resultado final dessa campanha foi que 80% dos lugares do local da apresentação estavam ocupados, informação essa comemorada pela equipe, principalmente quando o produtor que fez o convite disse que esse era um número excelente, visto o tamanho do festival e o fato da equipe ser cristã.

Pessoal, esse artigo foi apenas para mostrar um pouco do trabalho, sem ficar naquela de só falarmos e não mostrarmos como funciona, esse caso em especial foi necessário utilizar o que a equipe já possuía sem criar nada (ou quase nada) de novo, principalmente pelo espaço de tempo que existia (o processo todo, desde planejamento durou aproximadamente 1 mês e meio), porém, o bom é o velho feijão com arroz, se utilizado e feito com compromisso tem um gosto muito bom.

Espero ter acrescentado um pouco mais em sua leitura e estudo.

Obrigado mais uma vez pela companhia. Que a força esteja com vocês.

Por:
Willian Vieira – Consultor em Mídias Digitais

0 comentários: