Aprenda Comunicação Digital: + de 50 fontes gratuitas de muito conteúdo

A diferença entre um profissional medíocre e um profissional excepcional é o autodidatismo. É um pouco mais que esforço: é proatividade pra sempre aprender. Na nossa área sempre em transformação, é algo mais importante ainda. Mas como fazer isso? Hoje, com as tecnologias digitais de produção e compartilhamento basta um pouco de tempo, esforço e uma ou duas línguas a mais. Esse post aqui pretende reunir dicas de fontes de conteúdo pra quem quer se destacar.

Blogs de Pesquisadores, Professores e Profissionais

Aprenda com quem já está na profissão e com confiança pra publicar suas ideias e reflexões. Blogs de pesquisadores, professores e profissionais são ótimas fontes para saber mais sobre os temas de interesse de cada um deles.

Relatórios e White Papers Corporativos

Algumas empresas, especialmente as especializadas em consultoria ou pesquisa, as grandes e/ou responsáveis buscam desenvolver seus mercados e, por tabela, conseguir mais clientes através da produção de conteúdo como relatórios e white papers.

Livros e Ebooks

É possível achar milhares de livros e ebooks gratuitos legais ou “ilegais”.

- Library.nu, repositório de livros de todos os tipos tem uma das bases mais impressionantes que conheço
- Veja a listagem de + de 200 livros de comunicação reunidas pelo Mídia8
- Assine o feed da Publiteca, blog espanhol dedicado a compatilhar livros, ebooks e relatórios gratuitos
- Pra aprofundar mais, Bibliografia de Cibercultura, site mantido pelo Alex Primo

Pós-Graduações e Pesquisa em Comunicação no Brasil

Onde grande parte da pesquisa de qualidade é feita no Brasil. Fontes de artigos, livros e referências como nome de pesquisadores  e projetos.

- Lista da Capes com os Programas de Pós-Graduação em Comunicação
- Busque na  Plataforma Lattes por currículos de professores e pesquisadores

Associações Profissionais / de Setores

Associações do tipo geralmente tem como responsabilidade principal o desenvolvimento de seus mercados. Algumas delas:

Congressos e Repositórios de Artigos

Já publicamos aqui um post chamado Material Acadêmico sobre Mídias Sociais. Confira congressos brasileiros de comunicação:

Revistas Acadêmicas

Revistas acadêmicas conceituadas reúnem trabalhos de qualidade sobre diversas áreas. Atenção especial à revistas focadas em sub-áreas.

- O site Periódicos Capes dá acesso a diversos periódicos acadêmicos, de todo o mundo
- Pesquisa (polêmica) sobre os pesquisadores e revistas mais influentes do campo da Comunicação
- Algumas das revistas de comunicação mais conceituadas: Media, Cultura & Society, Diálogos de la Comunicación, New Media & Society, Comunicação, Mídia e Consumo, E-Compós
- O Google Scholar / Acadêmico permite procurar trabalhos de diversas origens e formatos
- Veja o portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação

Aulas e Palestras em Vídeo

Cultura de compartilhament, vídeo e banda larga permitem assistir aulas dos mais diversos cantos do mundo. Vejam algumas abaixo.

- Academic Earth, com disciplinas inteiras de diversas universidades
- Canal da Stanford no YouTube
- Berkman Center for Internet & Society
- Authors@Google e GoogleTechTalks, projetos de palestras do Google
- Simplesmente busque no Google Videos por profissionais ou pesquisadores de seus temas. Exemplo: Danah Boyd, José Carlos Ribeiro, André Lemos, Gilberto Jr, Luli Radfahrer, Judith Donath, Amber Naslund, B. J. Fogg etc.

Cursos e Eventos Gratuitos Online

Cursos e eventos online podem ser realizados em plataformas como Moodle, Ning, Twitcam, Twitchat, Ustream, Zipcast e muitas outras.
- Cursos gratuitos da FGV Online
- O Papos na Rede organizada periodicamente palestras e debates online. Google Groups | Twitter.
- Webinars de empresas como ComScore, Hubspot e RecordedFuture

Twitter

Siga os passos e dicas de profissionais de suas áreas.

- Lista de planners no Twitter, por Iqbal Mohammed
- Profissionais brasileiros mídias sociais, mapeados por Júlio Valentim
- Mapeamento de pesquisadores twitteiros, pro Rogério Christofoletti
- Busque por experts no Topsy

SlideShare

Grupos e Comunidade Online

Conversar e debater! Aproveite os grupos

- Grupos no Linkedin, como: Social Media, Marketing Digital, Media Professionals, Monitoramento
- Grupos Ning como Dias Digitais e Clube de Marketing Digital
- Grupos no Facebook como MidiasBlog, Mídias Sociais e Marketing Digital
- Grupos da Abradi e da IAB brasileira

Colaborem com esta lista! Deixem em comentários fontes de conteúdo que não sejam apenas “meu blog tal”. Aqui a ideia é reunir fontes que já reúnem muito conteúdo organizado, como listagens, mapeamentos, repositórios etc.

E não esqueça: o conteúdo online praticamente infinito existe porque pessoas como você produziram conteúdo livre de diversas formas e com diversas motivações. Produza e compartilhe também.

Vamos aprender!

0 comentários: