A declaração veio após a reclamação de uma usuária que teve suas mensagens públicas utilizadas por jornais.
A Press Complaints Commission (PCC), um órgão auto-regulatório da imprensa britânica, declarou que as mensagens públicas postadas no Twitter são realmente públicas, ou seja, qualquer pessoa ou instituição tem o direito de usar, desde que dentro da lei, é claro.
A declaração é consequência de uma reclamação que havia sido feita por uma funcionária do Departamento de Trânsito, Sarah Baskerville, que afirmou que seus tweets foram utilizados sem seu consentimento por jornais britânicos e isso consistiria em invasão de privacidade.
A PCC recebeu reclamação contra os órgãos da imprensa e apurou os fatos. Segundo Bakersville, suas mensagens são, na verdade, privadas, e apenas seus 700 seguidores poderiam vê-las, afirmando ainda que elas em nada refletem a opinião do seu Departamento. Entretanto, A PCC afirma que este é um caso muito mais amplo do que seus seguidores, afinal, o simples retweet das mensagens aumentaria significativamente o número de leitores, conta o site da BBC.
Os jornais, por sua vez, afirmam que utilizaram as mensagens públicas da usuária do Twitter e que ela não tomou as medidas necessárias para tornar os tweets privados. O diretor da PCC, Stephen Abell, afirmou que como as pessoas estão utilizando cada vez mais as redes sociais para publicação de mensagens pessoais, sua instituição está recebendo cada vez mais pedidos para dizer o que é certo e o que não é.
“Neste caso, a comissão decidiu que a publicação das mensagens em jornais nacionais, mesmo que elas tenham sido originalmente destinadas a um público pequeno, não constituiu invasão de privacidade”, afirma Abell.
Olhando rapidamente os Termos de Serviço do Twitter (twitter.com/tos), facilmente encontra-se um trecho que afirma que ”What you say on Twitter may be viewed all around the world instantly. You are what you Tweet!”, ou seja, o que é dito no Twitter pode ser visto pelo mundo todo instantaneamente. E mais, no trecho ”This license is you authorizing us to make your Tweets available to the rest of the world and to let others do the same”, o usuário autoriza o microblog a publicar seus tweets para o mundo todo.
Fonte: PortalGeek
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário