Rede social não é shopping (ainda)

Esta semana vi no blog do Jeff Bullas um estudo elaborado em janeiro deste ano pela Compete, empresa americana de pesquisas de mercado, que revelou que os consumidores ainda recorrem muito pouco às mídias sociais na hora de pesquisar produtos ou comprar online. Os dados são dos Estados Unidos, mas podemos perfeitamente pensar que no Brasil – muito influenciado pela cultura americana – não é muito diferente.

Uma das constatações do estudo é que, enquanto 85% dos varejistas (de pequenas lojas a grandes redes) têm uma página no Facebook, 60% dos entrevistados afirmaram que nunca usam o Facebook na hora de procurar algum produto na web. Mais: um número ainda maior de consumidores disse que não segue marcas de varejo no Twitter nem visita suas páginas no Facebook. É incrível que o descompasso entre o que fazem as empresas e o que querem os consumidores seja assim tão gigantesco.

Em compensação, 92% das pessoas vão direto ao campeão Google e a outras ferramentas de busca na hora de pesquisar produtos online. Aqui não há nenhuma surpresa, na minha opinião.

Isso comprova que as mídias sociais ainda têm um longo caminho a percorrer quando se trata de atrair o cliente que não é ainda usuário de um produto ou serviço. O boom das mídias sociais não significa que elas são perfeitas para tudo.

Uma das coisas que se pode concluir a partir do estudo da Compete é que as mídias sociais são ainda encaradas pelos consumidores essencialmente como um canal de relacionamento, não de vendas.

Outras conclusões:

1. Search Engine Optimization (SEO) continua sendo um importante recurso para dar mais visibilidade ao seu site no Google, incluindo palavras-chave que direcionem o usuário a encontrar o seu produto antes dos oferecidos pelos concorrentes. Lembre-se que o Google é a primeira ferramenta a ser utilizada na procura por algum produto.

2. 68% dos consumidores que acompanham marcas nas redes sociais o fazem apenas para se manter a par de promoções, descontos e novidades sobre produtos que eles já conhecem e usam.

3. Na hora de uma nova compra, consumidores se informam sobre produtos com amigos, em fóruns de discussão, por meio de blogs. Os websites e páginas oficiais das companhias são considerados parciais na informação, é claro.

Então, o segredo continua sendo a combinação adequada de mídias offline e online, canais tradicionais e inovadores, para encantar e conquistar novos clientes, sem deixar de manter e cuidar dos antigos.

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