Esses dias me peguei aqui fervendo a cabeça para planejar as mídias digitais de um cliente, então vem aquela “luz”, vou colocar meu cliente aqui, ali, mandar uns e-mails, criar uma conta no twitter e por ai vai. Na boa, eu estava cometendo um erro primário no planejamento de meu cliente, não temos que ficar “jogando” com ele, ou colocando ele aqui e ali sem antes fazer pelo menos uma pequena pesquisa. Mas graças a Deus revi meus conceitos e voltei no inicio de tudo.
Primeira coisa, meu cliente já tinha site, então?
Olhei cada detalhe do site, todas linhas, vi todas as figuras e cliquei em todos os links. Poxa, eu preciso conhecer meu cliente e se ele já tem site quero ver como ele está trabalhando. Mas, então voltando ao trabalho, pude constatar que seu site possuía alguns pontos que para os mecanismos de buscas não lhe dariam resultados, por exemplo animações em flash exageradas, mas esse não foi o único “problema” percebido, as palavras-chave não eram as melhores (para o segmento do cliente). Então parti para uma análise mais profunda para definir as melhores palavras-chave e também como substituir as animações sem desagradar o cliente.
Após analisar o site fui procurá-lo na rede, através de outras fontes, se existiam redes sociais e quais, se tinham outros sites linkando para o site dele, se existiam blogueiros falando dele e o que estavam falando, ou seja, procurei todo tipo de informação dele na rede para depois dar continuidade ao planejamento de suas mídias digitais e o que falar com elas.
Passado todo esse tempo de pesquisa eu confesso, e com alivio, que o andamento do planejamento foi bem melhor, pois no momento da pesquisa já vamos identificando alguns pontos e anotando para melhorar a comunicação digital e foi isso que fiz. Anotadas as observações quanto ao site, planejamos melhorar o site, segue alguns pontos que pensamos:
- Para quem é o site?
- Qual o objetivo do site?
- Quais são as palavras-chave do site
- Animações em flash, menos;
- Organização do conteúdo;
- É necessário cadastro de mailling?
- Fotos, vídeos, áudio?
- Integração com outros sites;
- Integração com redes sociais;
- Contato (o que precisamos para o contato);
- Período de atualização do site
Entre outras coisas, mas por esse caminho que seguimos, queríamos responder essas perguntas, principalmente as duas primeiras, afinal não é por que trabalhamos com mecanismos de busca que temos que programar e pensar para a máquina ver o site e sim para pessoas o verem e mais do que isso indicá-lo.
Um planejamento de mídias digitais requer um cuidado especial, pois uma vez na rede mundial de computadores, sempre na rede, não importa o que você fizer para consertar (no caso de um erro) sempre teremos aquelas palavras e imagens para todos verem.
Planejar uma comunicação digital requer cuidado e atenção, e graças a Deus consegui consertar o caminho a tempo e o cliente no final ficou satisfeito e seu site teve o dobro de acesso já nos primeiros meses da mudança.
Amigos, esse assunto não acaba, muita coisa precisa ser pensada antes de colocar a comunicação digital no ar, hoje falei de um assunto simples que é o site de seu cliente, porém quero abordar novos assuntos nos próximos textos, principalmente pelo fato que a comunicação digital não é restrita apenas a um site, mas a vários outros meios que a internet nos oferece.
A dica que quero deixar aqui hoje é: Pense no seu cliente, conheça tudo que for possível dele. Pesquise e se empenhe.
Fonte: WebContexto
0 comentários:
Postar um comentário