Einstein dizia que nem tudo o que pode ser medido é importante, e nem tudo o que é importante pode ser medido. Por exemplo, é possível medir quanto vale a sua rede social ou, em outras palavras, quanto valem os amigos, seguidores ou fãs que você tem?
Na verdade, o que é relevante não é o número em si. Seria muito simplista interpretar “audiência” como sinônimo de “valor” de uma rede social. O que de fato importa é o grau de interação e a intensidade dos laços que você cria, a confiança que as pessoas depositam em você, o poder de influência que você exerce sobre essas pessoas que reconhecem a sua expertise em alguma coisa, e a capacidade que você tem de mobilizar a sua audiência em torno de um tema. É parecido com o que em sociologia se chama de “capital social”.
O canadense John Paul Hatala, PhD em recursos humanos, desenvolveu uma linha de pensamento interessante sobre esse assunto, que ele compartilhou comigo em conversas no Twitter. Segundo sua teoria, o capital social é uma ocorrência natural da vida em sociedade, na medida em que nos relacionamos com as pessoas mesmo sem ter uma intenção por trás, mas é algo que está “dormente”.
Somente quando ligamos o capital social a algum objetivo é que ele gera uma “receita social” (receita do ponto de vista financeiro, por oposição a despesa, mas com sentido figurado). Porém, para gerar essa receita social, o indivíduo deve primeiro ter conhecimento sobre si mesmo e seu network, depois acessar as oportunidades dentro dessa rede e finalmente utilizar os relacionamentos para alcançar seus objetivos.
É esse o real valor de uma rede social. Transformar os seus contatos em pessoas de verdade, com as quais você pode trocar experiências, aprender, compartilhar. Não pense nas redes das quais você participa como audiências estáticas, passivas. Muito menos como números, ou quantidade de comentários no seu blog ou de links para seus posts.
Pense nas suas redes como pontos de interação, como nós de uma tecido maior, capaz de oferecer oportunidades ímpares de crescimento e enriquecimento pessoal e profissional. Considere os seus objetivos e procure aproveitar ao máximo as possibilidades que o seu network – online e offline – proporciona.
Fonte: Blog Mídias Sociais
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