Em um artigo recentemente publicado na Harvad Business, David Armano, vice-presidente da Edelman Digital e também editor do blog Logic + Emotion, apresentou o que ele chamou de “pilares da nova influência”. Aquele velho padrão em que algumas pessoas controlam a distribuição da informação está dando lugar a um novo modelo altamente distribuído, que se utiliza de um canal totalmente aberto, a mídia social. Esse novo meio proporciona, de forma democrática, que pessoas surjam em todas as áreas e ajam como agentes influenciadores.
Pessoas que exercem uma grande influência, certamente têm o poder de propagar informações com uma velocidade, amplitude e conseqüências muito maiores. Assim como uma gota de chuva que cai em um lago, essas informações são irradiadas em ondas que ao atingirem outros usuários se amplificam. O número de usuários, assim como a capacidade de agirem como vetores determina o alcance da esfera de influência nesse novo ambiente.
As mídias sociais podem amplificar os sinais, influenciam o comportamento e também levam à ação, mas quais são os pilares que ajudam construir a influência nesse novo modelo?
Alcance (Reach): Hoje em dia, o poder de um influenciador não se limita mais a plataformas como jornais e canais de TV, assim como seu alcance e distribuição. Um jornalista realmente influente, por exemplo, pode expandir suas plataformas independentemente de seu editorial. Essas plataformas podem ser blogs e perfis em redes sociais, onde é possível propagar ideias e perspectivas.
Proximidade (Proximity): A influência dentro de redes socais têm dinâmicas diferentes. Pessoas com um grande número de conexões tendem a trabalhar em escala. Em pequenas redes, que são preenchidas com pessoas conhecidas e de confiança, a proximidade é muito importante. O poder de influência é muito mais forte, mesmo que o alcance seja limitado. Em redes menores, as pessoas são mais propensas a agir mais de acordo com as recomendações.
Especialização (Expertise): A participação através de informações que se mostrem valiosas e confiáveis são fatores que ajudam a construir uma reputação. Isso pode ser visto facilmente em comunidades como o Quora e a Wikipédia.
Relevância (Relevancy): A influência é tão eficiente quanto a pertinência ou a relação com o assunto em questão. A relevância de determinado assunto é proporcional a capacidade de rendimento que ele tem dentro de uma comunidade ou grupo.
Credibilidade (Credibility): A credibilidade é importante e certamente um fator que determina a influência. As atividades e transparência dos indivíduos ajudam a construir a reputação.
Confiança (Trust): A confiança está intimamente ligada à influência. A razão pela qual confiamos nos nossos amigos, mesmo que eles não possuam expertise, é por que sabemos que eles vão de encontro com nossos interesses e porque nós os conhecemos. A web social, no entanto, cria nova dinâmica, uma espécie de “ambiente íntimo” onde é estabelecido um nível de confiança, mesmo que não conheçamos pessoalmente todas as pessoas em nossa rede.
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