O que faz um profissional de mídias sociais no dia-a-dia ?

Eu vi no ResultsON o infográfico abaixo sobre a rotina do profissional que trabalha com mídias sociais. E decidi postar aqui no blog o infográfico e contar também a minha experiência, com mídias sociais, no meu dia-a-dia.



Bom, acho importante lembrar aqui que não vou traduzir o infográfico e sim especificar a minha rotina de trabalho, que com certeza, vai coincidir com algumas coisas do gráfico.

Monitoramento

Eu atendo mais de um cliente e o meu dia começa monitorando os canais de cada um deles para saber se tem perguntas, elogios, reclamações ou qualquer citação referente aos clientes. Tenho todos eles cadastrados no Hootsuite. Começo pelo twitter e depois vou acessando os canais oficiais dos clientes (Blog, Fanpages, Youtube, Flickr, Linkedin, Slideshare etc…) Me organizo assim. Depois pesquiso fora dos canais oficiais e para isso uso  ferramentas gratuitas para monitoramento em tempo real nas mídias sociais.

Nesse monitoramento feito, se achar posts sobre os clientes, eu comento, respondo algumas dúvidas, vejo se existe a possibilidade de colocar um link ou manter contato para enviar um post futuramente. Isso se chama Linkbuilding e é importantíssimo. Por isso recomendo muito saber SEO.

Se achar reclamações, e acreditem, sempre aparecem, de todos os tipos eu avalio:

1) É terrorismo puro do cliente e não deve ser mexido.

2) É crítica/dúvida que basta uma pesquisa básica que eu mesmo faço e respondo

3) É problema mesmo e tem que ser encaminhado para empresa do cliente resolver diretamente.

Gosto também de acompanhar pelo google analytics o desempenho dos acessos, taxa de rejeição, tempo de permanência etc…

Abro meus emails, e tento deixar a inbox zerada. Respondo o que eu posso, encaminho o email para o responsável, se for o caso, ou salvo pra responder depois se não for urgente.

Produção de Conteúdo

Após feito o monitoramento eu preciso atualizar os canais dos clientes. Mesmo que eu não escreva todos os posts ( temos fornecedores que enviam os posts prontos ) tenho que publicar os artigos enviados. Esta etapa novamente requer um conhecimento em SEO e uma pesquisa básica no Google Insight for searches do google, para você colocar boas palavras no títulos dos posts, colocar links no próprio post etc etc… )

E depois divulgar esses links no twitter, na fan page do facebook, e ter o cuidado de reescrever o título do post para deixar ele mais interessante e que caiba em 140 caracteres no caso do twitter e explorar mais o espaço do mural da fanpage do facebook.

Dependendo do dia, se está mais corrido eu agendo alguns tweets pra não deixar de ter conteúdo no perfil dos clientes. Tenho um cliente que precisa ter tweets no fim de semana e de madrugada, ai separar uma hora do dia para agendar estes tweets é fundamental.

Algumas vezes escrevo textos mais elaborados… olha lá no Blog da Tecnisa, no Techtudo ou pro portal Nós da Comunicação que já faz um tempo que não consigo mais mandar posts pra lá.

Para alguns clientes no hootsuite eu nem habilito a timeline deles. Eu deixo uma pesquisa salva para pegar citações no twitter sem que seja necessariamente feito uma citação com @twitterdocliente. Além de monitorar os concorrentes.

Na minha timeline eu tenho diversos profissionais com conteúdos variados que acabo retuitando algumas coisas relevantes para os clientes. E me mantenho informado também.

Uma coisa muito importante também ( e o que eu gosto muito no Hootsuite ) é taguear os links pra mensurar os resultados depois. ( este é um post sobre monitoramento que tem tempo que quero fazer e ainda não fiz, talvez se vc´s me cobrarem eu faça logo hehehe)

Relacionamento

Durante o dia, estou sempre conectado: Skype, Msn, Gtalk, Facebook, Twitter. Como presto serviço, converso com os clientes por estes canais. Uso muito o Dropbox para receber arquivos dos clientes.

Apesar do desafio para não perder o foco no que você está fazendo é muito importante dar atenção e tentar atender seus contatos pedindo aquela ajudinha, seja para divulgar um link ou como alterar alguma coisa na fanpage do Facebook ou que ferramenta de twitter utilizar para tal situação.

Trato todo mundo bem e sempre procuro ajudar. Se não der, acredite, não deu mesmo.

Este relacionamento vai além dos meios de comunicação digital, sempre que dá marco um happy hour, para aliar o útil ao agradável. Além do que sempre é bom você saber dos projetos que seus colegas estão fazendo, até tirar dúvidas ou trocar experiências.

Muito importante você estar presente nos eventos, como teve o Social Media Week aqui em São Paulo, além de assistir as palestras, trocar ideias e conversar com os outros profissionais de mídias sociais. Quem é visto é lembrado. Fico muito feliz quando encontro com profissionais renomados e eles me chamam pelo nome. Se não lembram meu nome, a maioria sabe que trabalho pra Tecnisa e tenho o Blog Mídias Sociais.

Parte Técnica

Alguns clientes tem agência e outros não. Os que não têm eu acabo dando uma revisada nos plugins de wordpress que o blog deles usa. Estou sempre pesquisando e atento a coisas novas. Então acabo cuidando dessas coisas técnicas, desde atualziar um plugin de wordpress, versão do wordpress que está rodando o blog, pesquisar por ferramentas que ajudem na mensuração dos resultados para os clientes, que vamos falar no próximo tópico.

As vezes precisamos subir algumas coisas por ftp,  algum código específico … por isso precisamos entender algumas coisas desse nível. Muitas vezes preciso de ajuda e é uma boa hora para usar seus contatos e os amigos que te pedem ajuda. É uma via de 2 mãos.

Mensuração dos Resultados

Assunto muito abordado em qualquer evento de mídias sociais, é como se mensurar as ações e os resultados dos investimentos ( famoso ROI). Já dei uma dica ali em cima de tagueamento de links que o Hootsuite faz ( na versão paga ) mas que o google oferece gratuitamente aqui.

O google analytics é fundamental, criando metas e filtros conforme a necessidade de cada cliente.

Cada rede social normalmente possui um sistema para indicar suas métricas.

Você deve conhecer estes recursos e como retirar as informações dele; Agora, uma sugestão, muita gente vem me perguntar como fazer os relátorios de apresentação dos resultados e existem inúmeras possibilidades. Para um cliente eu preencho um dashboard em Excell com as métricas definidas em conjunto com o cliente sobre as informações que ele precisa ( alguns tópicos de 2 em 2 dias, outros semanalmente ou mensalmente ) para apresentar no final do mes um belo gráfico com o desempenho do trabalho.

Remuneração

Muita gente que me segue no twitter @idegasperi vem me perguntar quanto que ganha um profissional que trabalha com mídias sociais. Alias, tem muita, mas muita gente mesmo, procurando profissional de mídias sociais. Se você está procurando emprego não deixe de seguir o @midiasblog pois sempre divulgamos vagas.


Vamos lá… lógico que depende muito do mercado e da região que você está.

Aqui em SP um profissional que começa a trabalhar com isso, em média, começa ganhando 2 mil reais.

Se já tem uma certa experiência ganha em torno de 3 mil e quinhentos reais pra mais, dependendo ai da sua experiência e dos trabalhos que você já fez. O tempo de trabalho influencia diretamente também no valor.

Nossa, praticamente escrevi um tutorial, tudo o que você deseja saber sobre o profissional de mídias sociais e tinha medo de perguntar hehehe Com certeza não falei tudo, mas acho legal pois ai vc´s perguntam nos comentarios que eu vou respondendo né ?

Por: @IDEGASPERI

Fonte: MidiasSociais

0 comentários: