O que é?
É o acompanhamento de determinadas redes sociais visando traçar um perfil do público-alvo na web, melhorar a comunicação com o consumidor, possibilitar ações da empresa nos ambientes virtuais e preservar a imagem da marca.
Importância do trabalho de monitoramento
Devido à grande quantidade de marcas já inseridas nas redes sociais, hoje, tornou-se quase uma obrigação e não mais um diferencial as empresas se fazerem presentes e se comunicarem com o público-alvo através de meios como Twitter e Facebook. Além dos usuários já esperarem que as empresas possuam perfis na rede, é uma maneira eficaz de descobrir quais são seus consumidores e o que estão dizendo.
Através da criação e monitoramento de redes sociais torna-se possível para as empresas se relacionarem com seus consumidores de maneira rápida e amistosa. Um comentário negativo dentro das redes sociais pode manchar a imagem de uma empresa ou marca. Logo, faz-se necessário um acompanhamento constante para antecipar e prevenir quaisquer danos à marca.
Menções positivas na internet elogiando uma marca também podem se espalhar, influenciando o consumidor na escolha de um serviço ou produto, e, por ser uma mídia que fala com muitas pessoas em pouco tempo, há um aumento na chance de ocorrer um viral de conteúdo gerado pela empresa.
Etapas do trabalho
Planejamento – Definido o público-alvo, identificar onde ele está e quais serão as redes sociais a serem monitoradas.
Criação – Criar perfil nas redes sociais necessárias caso ainda não existam.
Busca de conteúdo – Buscar o conteúdo gerado por essas redes sociais.
Análise das informações – Identificar os conteúdos que são relevantes para a marca.
Classificação – Classificar os conteúdos de acordo com seu impacto, origem e conotação.
Consolidação – Transformar em gráficos os dados de forma a facilitar sua interpretação.
Interpretação – Analisar os gráficos.
Análise de resultados – Sugerir ações e posicionamento da empresa tomando como base a análise feita sobre a visão dos internautas em relação à marca.
Relatório – Relatório com os resultados do monitoramento.
Benefícios das redes sociais para empresas
Maior divulgação de produtos e serviços
Melhora no SEO
Aproximação do consumidor
Aumento de acesso ao site da empresa
Reforço de marca
Comunicação rápida com o público-alvo
Conhecimento do que está sendo dito sobre a empresa
Fonte: Digitown
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