Em 2007 Brian Solis definia Mídias Sociais como: Qualquer ferramenta ou serviço que facilitava a comunicação na internet. Em 2011 as mídias sociais criam produtores de conteúdo: Como Brian diz: As mídias sociais democretizaram a informação, transformando as pessoas de consumidores de conteúdo para produtores de conteúdo. É a mudança no mecanismo de transmissão da informação, do modelo de um-para-muitos para o modelo de muitos-para-muitos. É uma mudança incrível pois gera conversação entre autores, pessoas e parceiros.
Existem 3 coisas que você pode fazer quando recebe uma mensagem:
1) Nada. É o que geralmente acontece com a propaganda tradicional.
2) Você pode ser impactado pela mensagem e se organizar para protestar contra essa mensagem.
3) Você pode gostar da mensagem, se inspirar e sentir vontade de compartilhar com outras pessoas, através das suas redes sociais.
Por isso as mídias sociais precisam ser uma parte muito maior do planejamento de comunicação de sua empresa.
Seus clientes estão usando as mídias sociais: Umas das desculpas mais comuns usada pelas empresas é: “Nossos clientes não estão usando isso” e sabemos que isso já foi verdade no passado. Hoje sabemos que é mentira. As empresas não escolhem entrar ou não nas mídias sociais, elas já estão lá. Basta saber se elas querem saber o que estão falando e interagir, para criar um relacionamento com seus clientes e até, eventualmente, melhorar seus produtos, se houver um feedback. Confira aqui uma pesquisa nacional sobre o perfil dos usuários de redes sociais no Brasil
82% dos americanos tem participação em alguma rede social; Em 2007 este número era de 56%. Isso que dizer que em 3 anos, 26% da população aderiu as redes sociais.
Inativos: Não participam de nenhuma rede social 18%;
Expectadores: Assistem vídeos online, lêem blogs ou escutam podcasts 73%;
Em 2011 51% das pessoas fizeram um perfil no twitter, facebook ou linkedin, em 2007 este número era de apenas 25%;
Pessoas que assinam agregadores de notícias como RSS de blogs são 21%;
37% das pessoas postam sua opnião sobre produtos que compraram;
24% das pessoas criam conteúdo na web, em blogs, vídeos e podcasts;
Até as pessoas maisa velhas que não constumavam usar, estão usando mídias sociais.
O próximo passo é você tem que definir um perfil online para sua empresa. A fim de definir este perfil, você precisa responder estas 5 perguntas:
(1) O que nós queremos fazer ?
(2) Como queremos ser vistos ?
(3) Como estamos contribuindo para imagem da marca ?
(4) O que nós defendemos e quais são os valores da marca ?
(5) Quais redes sociais atuamos ou iremos atuar ?
Atue nas redes sociais em que mais citam sua empresa e procure resolver as reclamações ou pedidos do seu público nessas redes sociais. Não saia criando perfil em todas elas, aleatóriamente.
Participe e adicione valor a rede que você está participando. Responda as perguntas, interaja com conteúdo relevante ao em vez de apenas ficar divulgando descontos e promoções a torta e direita sem agregar valor para sua marca. Quantidade aqui é menos importante do que qualidade do material que você pode coletar a respeito da sua marca.
Outra dica é aprender com cada participação de clientes seus. Este é uma modalidade extremamente nova para as empresas e não sabemos com certeza onde estaremos daqui a cinco anos. Por isso, faça testes, pergunte a opnião de seus clientes e mensure esses resultados.
Outra dica importante é que as mídias sociais funcionam online mas deve ter seus princípios também no offline. De nada adianta sua empresa responder tweets e não atender o telefone no serviço de atendimento ao consumidor. A empresa precisa estar alinhada como um todo.
Você precisa decidir as regras do engajamento: Criar uma política de comunicação social que define sua postura nas redes sociais é a melhor maneira de superar o seu medo de que sua marca vai ser “roubada” on-line.
O vídeo cita o exemplo de que se você for viajar para um país que você não está familiarizado com os costumes, você pesquisa e se informa para não fazer nenhuma gafe. E você instrui seus funcionários a fazerem o mesmo, com uma plítica clara de como devem agir. O importante é orientar e não proibir o uso. Vale lembrar que a diretoria e os cargos mais altos também devem estar familiarizados com esta política.
Comece! Não tem como você assitir uma revolução do lado de fora. Brian é um cara que cumpre o que ele prega. E você precisa colocar a mão na massa para enteder o que ele está dizendo.
Qual a experiência de Brian Solis sobre mídias sociais ? Com certeza muitas pesosas que você conhece já ouviram ele falar sobre o assunto e o respeitam. Incluindo Tony Hsieh, CEO da varejista online agora famoso, Zappos.com. Aqui está o que Tony tem a dizer sobre o livro:
“Afinidade é pessoal e emocional. Sem personalidade a empresa e o que ela simboliza, é difícil para os clientes para manter contato com sua marca. Os conceitos deste livro podem ajudar a sua marca se envolver em uma maneira que inspire as comunidades a estender a sua mensagem, promessa, e abrangência. “
Espero que tenham gostado do post e da tradução. Meio complicado traduzir o vídeo todo mas deu pra abordar todos os elementos principais do vídeo. Aguardo um feedback de vocês nos comentários ou via twitter no @idegasperi
Fonte: MídiasSociais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário